terça-feira, 11 de março de 2008

Teu Brasil

Como seria o País de seus sonhos? Como seria o Brasil caso você de repente desenvolvesse o poder de mudá-lo a seu bel prazer? Você preferiria que houvesse educação de graça para todos ou cada um deveria poupar para pagar a escola que quiser? Você pagaria mais impostos para o Estado cuidar dos pobres ou pagaria menos, para gerar empregos? Você preferiria ter aposentadoria obrigatória ou arcaria com suas próprias decisões durante a juventude, poupando quanto você quisesse se você quisesse? A polícia seria mais dura com o crime e correria o risco de avançar sobre algumas liberdades individuais? Mais igualdade ou mais liberdade?

Cada povo deve fazer esses questionamentos e decidir como construirá seu futuro. Diferentes respostas para as perguntas acima fizeram surgir diferentes modelos de nação, alguns implantados com mais sucesso e outros com menos. Nós, autores desse texto, fizemos o mesmo e criamos a nossa própria visão do que seria o Brasil ideal para nós. Algumas das idéias aqui expostas são bastante inovadoras, outras fazem parte do dia-a-dia das sociedades dos países que chamamos de desenvolvidos. Para muita gente, este texto parecerá um tanto radical, outros acharão que as propostas aqui contidas são meras fantasias impraticáveis.

No entanto, o que podemos garantir é que as análises aqui realizadas são honestas e coerentes com os nossos princípios. Garantimos também que estamos oferecendo uma visão bastante concreta para o País. Não somos ligados a nenhum partido ou movimento político; não temos receio de pisar nos calos de ninguém. Tampouco pretendemos deixar o leitor ao final do texto com uma coletânea de chavões sem utilidade. Nossa única ideologia é o que a nossainteligência e o nosso bom senso nos dizem ser o certo. Concordando ou não o leitor com a nossa forma de ver o Mundo, esperamos pelo menos que as idéias aqui colocadas provoquem a sua reflexão sobre o assunto.


Nenhum comentário: