terça-feira, 11 de março de 2008

Além do que existe

Aplicar moderadamente a desconstrução do Estado é prática comum nos países que mais crescem no mundo hoje em dia. No entanto, copiar o que se faz no exterior não é suficiente. É possível ir muito além do que já se fez em qualquer lugar, bastando para isso realizar a desconstrução e depois a reconstrução nos moldes que serão citados adiante. A partir desse ponto, vamos considerar que o leitor ou aceitou a idéia de que diminuir o estado brasileiro é bom ou então pelo menos está se sentindo intrigado sobre o assunto. As reformas podem ser muito mais profundas do que já se fez em qualquer lugar do mundo. No entanto, existe um preço a ser pago por isso e é preciso que tenhamos consciência desse preço.

Peguemos, por exemplo, a história de duas cidades importantes, ligadas por uma estrada. Em determinado trecho, um largo e volumoso rio cortava a estrada. Lá, para completar a ligação de comércio, uma série de barcos de transporte de carga transitavam de uma margem à outra. Além dos barqueiros e sua tripulação, empresas de manutenção de embarcações, vendedores de combustível naval e uma infinidade de barracas de comércio vendiam artigos diversos para os viajantes que precisavam ir de um lado ao outro do rio. O transporte era lento, caro e sujeito aos caprichos e greves dos tripulantes. Muitas mercadorias eram perdidas, outras roubadas. As cargas precisavam ser desembarcadas e embarcadas diversas vezes para irem de uma cidade à outra.

Eventualmente, foi proposto que se construísse uma ponte sobre o rio. Os benefícios econômicos de tal empreitada eram óbvios, mas o projeto recebeu, desde a concepção, oposição feroz por parte das pessoas que viviam do transporte fluvial. Argumentavam que, caso a ponte fosse construída, não haveria mais sentido existir barcos na região e milhares de pessoas perderiam os empregos. Políticos se apressaram a defender o status quo e a discussão se prolongou por anos.

Finalmente, após a fase de resistência, o projeto foi aprovado e a ponte foi construída. Realmente, após ser completada, os empregos que lá existiam foram embora. No entanto, outros benefícios apareceram compensando as perdas iniciais. O custo do transporte entre as cidades ficou muito mais baixo, o que possibilitou o comércio finalmente decolar. Cada cidade passou a vender muito mais de suas especialidades à outra, aumentando a demanda e gerando novos empregos em ambas. Com a nova facilidade de transporte, muito mais gente se encorajou a viajar de um lado para o outro, gerando novos postos de gasolina no caminho e turismo nas duas cidades. Após alguns anos, praticamente todos concordavam que a vida tinha melhorado.

O preço que mencionamos é que, em toda mudança, as coisas costumam piorar antes de melhorarem. Quando se implanta soluções arrojadas como as aqui expostas, é inevitável que ocorra muito deslocamento e uma boa dose de desconforto. Sempre existem aparentes ganhadores e perdedores. Mesmo assim, quando uma proposta é boa para o coletivo, é preciso implantá-la com energia. Nesses casos, os benefícios rapidamente superam as aparentes adversidades, na medida em que as pessoas que inicialmente saíram perdendo acabam encontrando novas e melhores oportunidades.

Dito isso, e dado o tempo necessário para que as mudanças sejam implantadas, o resultado de se colocar em prática as sugestões contidas nesse livro será algo jamais visto: uma sociedade baseada na liberdade e no mérito individual. Um lugar onde as pessoas estão protegidas contra a miséria por uma rede invisível básica e, ao mesmo tempo, as pessoas estão com o caminho desimpedido para alcançar o máximo que a capacidade permitir. Um sistema em que o talento individual não está amarrado por ninguém e em que todos os incentivos são a favor da realização, não contra. É um País com o qual vale a pena sonhar.

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