terça-feira, 11 de março de 2008

Drenando o pântano

Se tivermos de definir qual é o maior problema atual do Brasil este seria certamente o excesso de Estado (sendo a impunidade o segundo). Hoje o Estado brasileiro tornou-se tão obeso e ineficiente, que qualquer tentativa de decolagem por parte do País é logo emperrada pelas centenas de pesos que o setor público amarra às pernas do Brasil. Isso nem sempre foi assim, claro. Até meados da década de 1970, o governo brasileiro teve papel fundamental na formação da então incipiente indústria nacional. Sem os investimentos estatais, dificilmente teríamos hoje a infra-estrutura de base existente, como as estradas, siderúrgicas e hidrelétricas. No entanto, essa atuação benéfica já é coisa do passado. Hoje o setor privado é extremamente dinâmico e moderno e não mais depende do Estado para crescer. De fomentador econômico, o governo tornou-se um peso morto.

À primeira vista, a ação correta a ser tomada seria aumentar a eficiência do Estado. Ora, se o governo é corrupto, vamos punir os que estão agindo errado. Se o dinheiro está sendo mal gasto, vamos dar um jeito de usá-lo corretamente. Com certeza essas ações teriam efeito benéfico. No entanto, recomendar exclusivamente esse caminho, que tem sido tentado seguidamente sem sucesso, é incorrer em boa dose de ingenuidade.


Imagine duas fazendas vizinhas, ambas situadas em região pantanosa. Como esses pântanos são infestados pelo mosquito da malária, têm causado grandes prejuízos e sofrimento aos moradores da região. Para resolver o problema, o proprietário da primeira fazenda decretou guerra total ao mosquito: organizou mutirões para caçar os ninhos dos insetos, comprou redes especiais e pulverizou toneladas de inseticida sobre a área afetada. Após anos de esforço, enormes gastos e alguns pequenos sucessos iniciais, as tentativas foram interrompidas ao se constatar que os mosquitos voltavam a se multiplicar.

Observando de longe todo esse acontecimento, o segundo fazendeiro tomou uma decisão simples que, de forma muitas vezes mais barata, conseguiu eliminar completamente o problema: drenar o pântano. Uma vez privado do seu habitat natural, o mosquito da malária teve de ir embora ou acabou morrendo.

Esse exemplo também pode ser usado para analisar a situação do Brasil. O governo é como um imenso pântano sobre o qual não temos mais controle. Nesse território vivem os mosquitos da corrupção, da ineficiência e do descaso. Nenhuma arma é mais eficiente nesse momento do que o dreno.


Nenhum comentário: